Este tema, a cerca da salvação, é debatido por católicos e evangélicos. Do lado católico as obras é que salvam, e não somente a fé, pois, citam Tiago 2.17;20:
Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.(Tiago 2.17)
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta.(Tiago 2.20)
Já, do lado evangélico, dizem que é a fé que salva, e justifica o homem perante Deus, e citam Romanos 1.17 e Efésios 2.8:
Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá pela fé.(Romanos 1.17)
e o texto aureo da salvação pela fé:
Porque pela graças sois salvos, mediante a fé: e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.(Efésios 2.8)
Estes são os textos mais citados por ambas as partes, para ampararem suas crenças, no tocante a salvação do homem. Mas, vamos ver através das Escrituras Sagradas se é a fé, ou as obras que salvam.
Na minha humilde opinião, os dois andam juntos. Tem que ter obras também. Mas, o fator principal que Jesus mais aprecia em uma pessoa é e sempre será a fé. Como assim? alguém perguntaria. Isto é óbvio, segundo as Escrituras Sagradas e a devida Hermenêutica e Exegese dos textos Bíblicos.
Antes de tudo, sobre fé e obras, é necessário que a pessoa esteja disposta e de coração aberto - independente de crença - e pedir a presença do Espírito Santo para entender se a fé salva, ou as obras. Tendo isso em mente, tudo será mais fácil de entender, mesmo que sua opinião não mude. Ouvir os dois lados, sem preconceito, é ser sábio.
Agora, vejamos, qual deste dois, fé e obras, para Jesus, tem o significado mais importante. O Senhor Jesus, em Mateus 8.10, no episódio em que um centurião vai até Ele, implorando por seu criado que estava doente, fala assim:
Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.(Mateus 8.10)
e no versículo 13 disse: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. (Mateus 8.13)
No epísódio em que Jesus acalma uma tempestade (Mateus 8), óis os apostolos temeram as grandes ondas do mar. Ele faz a seguinte pergunta aos apóstolos:
Por que temeis, homens de pouca fé. (Mateus 8.26)
Em Mateus 9.22, episódio em que Jesus cura uma mulher enferma, e lhe diz:
Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. (Mateus 9.22)
Mateus 17.20 Jesus responde a pergunta dos discípulos, do porque não conseguiram expulsar um demônio de um menino:
Por causa da pequenez de fossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda...(Mateus 17.20)
Veja que Jesus expõe a fé das pessoas conforme elas a demonstravam. Uns com pouca fé, e outros com muita. Foi pouca ou muita obra, ou pouca ou muita fé, que Jesus falava as pessoas?
Uma passagem de Hebreus 11.6 mostra de fato concluso, qual deles é o mais importante para Deus. Veja o texto:
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que os buscam.(Hebreus 11.6)
Poderia ser citado mais textos bíblicos sobre a fé, mas só esses já são o suficiente para sabermos, na opinião de Jesus, qual tem valor salvifico e o mais importante.
Em Habacuque 2.4, no Antigo Testamento, Deus já falava que o justo viveria pela fé. Ou, Ele disse, de obras que o justo viveria? E Paulo afirmou isso em Romanos 1.17 dizendo: visto que a justiça de Deus se revela de fé em fé, como está escrito: O justo viverá pela fé.(Romanos 1.17) Ou Paulo disse " a justiça de Deus se revela de obra em obra, como está escrito: O justo viverá pelas obras"?
Um fato curioso e que passa desapercebido por muitos(principalmente por católicos), é a passagem do ladrão da cruz em Lucas 23.40-42, que repreendeu o outro ladrão que também estava crucificado. O qual perguntava a Jesus se ele era o Cristo, e por que não se salvava. Mas o outro lhe respondeu assim:
Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual senteça? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.(Lucas 23.40-42)
O termo ''temer'' está relacionado com "fé", acreditar. Agora, porque será que o ladrão falou isso ao outro? Não é difícil de se entender, pois ele sabia que seus atos (obras) não estavam corretos perante Deus, porque quebrou um mandamanto, "não furtarás", e suas obras eram más, e por isso, falou:"Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que nossos atos merecem..."
Este homem conhecia a Palavra de Deus, por isso disse "Nem ao menos temes a Deus..."; provavelmente ouviu que Jesus era o filho de Deus - porque Jesus pregou em vários lugares -, e ter ele se tornado ladrão, não se sabe o motivo, mas naquele momento, crucificado, acreditou em Deus, teve fé e acreditou que Jesus era o Filho de Deus, dizendo: ...lembra-te de mim quando vieres no teu reino; e se arrependeu de seus atos(obras más), justo naquele momento, pois, quem era crucificado, já sabia que estava sentenciado a morte.
Não tinha fé antes de ser crucificado, mas foi salvo pela sua fé no último instante, e não por obras, pois suas obras foram más, e se fosse o contrário, ele teria fé em Deus, faria as obras Dele e não estaria crucificado.
É claro, que aqueles que tem fé e vivem, peregrinam sobre a terra, tem que fazer as obras também, seja qual for. Não por que as obras irão ter valor para a salvação, mas sim, pela fé que nos conduz a fazer obras, e as obras refletem a nossa fé e amor ao Senhor, e ao próximo. Mediante a fé somos salvos, e não por obras para que ninguém se glorie(Efésios 2.8).
Podemos sim, fazer obras, ajudarmos as pessoas, dar esmolas, dar uma de nossas vestes que está em nosso corpo a alguém que precisa, e isso Deus vê e aceita, mas não tem valor salvífico para o Senhor.
Fé e obras andam juntas, e o Apóstolo Tiago, que era irmão de Jesus, afirma isso quando falava de Abraão, dizendo:
Vês que como a fé operava juntamente com suas obras; com efeito, foi pelas obras, que a fé se consumou e se cumprui a escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu(teve fé) em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. (Tiago 2.22-23)
Abraão então, foi justificado primeiramente por ter fé, e não primeiramente por ter obras. As suas obras, o ajudaram a aumentar a fé que primeiramente tinha em Deus. Assim, é também para nós nos dias de hoje.
Se alguém nunca tiver fé em Deus, mas no último instante de sua vida, ter fé, e se arrepender de suas obras más, confessando a Jesus como Senhor e Salvador - como o ladrão da cruz - será salvo.
Jamais, Deus, rejeitaria dar o Seu perdão e justificar a alguém que tiver fé somente no seu leito de morte, como o ladrão da cruz recebeu seu perdão e foi salvo pela fé em Deus, pois não tinha boas obras, mas sim más, e o que o salvou foi o fator determinante para todo o crente, a fé. Porque para Deus, uma alma vale mais que o mundo inteiro.
A Bíblia de Jerusalém, que é católica, diz o seguinte na sua nota de roda pé:
A FÉ é o ato pelo qual o homem se entrega a Deus, que é ao mesmo tempo verdade e bondade, como FONTE ÚNICA da salvação. Ela se apoia sobre sua verdade e sua fidelidade a suas promessas e sobre seu poder para realizá-las.
Após a longa preparação do AT, tendo Deus falado através de se Filho que doravante é preciso crer, e depois no "querigma" do Evangelho anunciado pelos apóstolos, segundo o qual Deus ressuscitou Jesus dos mortos e o fez Kyrios (Senhor em grego), oferecendo por meio DELE a vida a TODOS os que NELE crerem.
A FÉ no nome de Jesus, Cristo, Senhor e Filho de Deus, é a CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL DA SALVAÇÃO. A fé não é mera adesão intelectual ,mas confiança e obediência a uma verdade de vida, que engaja todo o ser na união com Cristo e lhe dá o Espírito dos filhos de Deus.
Visto que a fé conta só com Deus, excluí toda autossuficiência e se opõe ao regime da Lei, e à sua busca é vã de uma justiça MERECIDA PELAS OBRAS: a verdadeira justiça, que só ela obtém, é a justiça SALVÍFICA de Deus, recebida como dom gratuito. Assim ela corresponde á promessa a Abraão e abre a SALVAÇÃO A TODOS, também aos gentios (não judeus).
(Nota de roda pé (e) da Bíblia de Jerusalém, pagina 1966 sobre a carta aos Romanos 1.16)
Podemos fazer muitas obras boas, mas para se alcançar a salvação, o primordial e principal requisito para isso é a fé, porque é de fé em fé(Romanos 1.17), e somos salvos pela graça, mediante a fé(Efésios 2.8), e sem fé, é impossível agradar a Deus(Hebreus 11.6).
Paz e graça a todos.
Cai a farsa Romanista
Por: Willian Furtado
16/10/2014